Tratamento com Acupuntura para Lesões Neurológicas após Acidente Vascular Cerebral

Dr. Rafael Wilson

Dr. Rafael Wilson

Neurocirurgião | CRM 99224

O que é acidente vascular cerebral?

O acidente vascular cerebral (AVC), ou “derrame cerebral”, é um comprometimento neurológico de início súbito, com sintomas que persistem por mais de 24 horas, de evolução imprevisível, e provável origem vascular.

Globalmente, o AVC é uma das causas mais frequentes de mortalidade e incapacidade em indivíduos adultos.

Como identificar os sinais de um AVC?

A identificação rápida é importante para o diagnóstico e o tratamento adequados.

Portanto, estes são os passos para qualquer pessoa reconhecer imediatamente o AVC durante o ataque:

  • Peça para a pessoa sorrir (veja se um lado do rosto não se mexe)
  • Peça para a pessoa repetir uma frase simples (veja se a pessoa enrola as palavras)
  • Peça para a pessoa levantar os dois braços (veja se um braço não se move)

Ao identificar os sinais principais do AVC, o ideal é acionar o serviço de urgência de referência (SAMU – 192) o mais breve possível – porque quanto mais rápido o atendimento for iniciado, melhor será o tratamento, e menor será a possibilidade de sequelas.

As sequelas dependem do tamanho e da área cerebral afetada – sobreviventes de um AVC geralmente apresentam sequelas físicas, sensoriais, perceptuais e/ou cognitivas.

O diagnóstico médico é feito através de exame neurológico, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Acupuntura pode ajudar quem teve AVC?

A acupuntura é um tratamento que faz parte da terapêutica da medicina tradicional chinesa, estimulando a boa circulação de energias orgânicas, com a intenção de harmonizar o corpo, a mente, e tratar as mais diferentes patologias.

O AVC na medicina chinesa é enxergado como uma patologia interna, evidenciada pela presença de um fator patogênico dentro do corpo.

A acupuntura baseia-se na estimulação de determinados pontos específicos, espalhados por todo o corpo, com o uso de agulhas finas – comparáveis ao fio de cabelo humano.

Tratamento com Acupuntura para Lesões Neurológicas após AVC

A acupuntura é comumente utilizada no oriente como forma de tratamento das sequelas causadas pelo AVC, tais como: paralisia (que acomete mais de 80% dos pacientes), restrição de movimentos, formigamentos, problemas de fala, deglutição, boca torta e depressão pós-AVC.

A acupuntura pode beneficiar pacientes que tiveram AVC, provocando múltiplas respostas biológicas no organismo – melhorando a circulação em áreas que haviam perdido a irrigação, a coordenação, a espasticidade muscular, a amplitude de movimento, estimulando a proliferação de neurônios novos, e reduzindo os déficits neurológicos, níveis de ansiedade e de stress dos pacientes.

Em geral, o tratamento com acupuntura pode ser combinado com métodos terapêuticos da medicina ocidental, e reabilitação física como a fisioterapia. A integração entre os modelos médicos tradicional chinês e convencional ocidental, para o tratamento das sequelas do AVC, certamente só traz benefícios aos pacientes.

Estas informações foram de caráter apenas educativo. Para aconselhamentos especializados – somente um profissional de saúde habilitado pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos específicos, e/ou receitar medicamentos.