Tensão Cervical
Dr. Rafael Wilson
O que causa Tensão Cervical?
A tensão muscular é a primeira e mais comum causa de dor na região da coluna cervical.
Normalmente é provocada por atividades ou comportamentos do dia a dia, tais como: manter uma má postura, trabalhar sentado por muito tempo em posições inadequadas da cabeça (principalmente durante o uso do computador e de aparelhos celulares), dormir em posição desconfortável (colchão macio e/ou travesseiros sem a altura ideal), sedentarismo, estresse, ou esforços repetitivos e frequentes da musculatura dos ombros e pescoço.
A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, hipersensibilidade muscular, dor à palpação, presença de nódulos dolorosos (ou “pontos-gatilho”), espasmos ou contraturas, limitação da amplitude dos movimentos, e dor de cabeça associada.
A dor de cabeça é outro sintoma muito comum para este problema: conhecida como dor de cabeça cervicogênica, pode ter origem muscular, sendo causada pelo tensionamento dos músculos.
Quais são os sintomas da Tensão Cervical?
O principal sintoma da Tensão Cervical é a dor na região do pescoço, ombro e cabeça, além da dificuldade em movimentar o pescoço, e a sensação de peso nos ombros.
Como feito é o diagnóstico da Tensão Cervical?
Além da anamnese médica e descrição dos sintomas pelo paciente, podem ser solicitados exames de imagem para a exclusão de algumas possíveis causas secundárias, tais como hérnia de disco ou estenose cervical, além de outros problemas graves como fraturas, infeções ou tumores.
O que fazer para melhorar a Tensão Cervical?
O tratamento da Tensão Cervical pode demandar fisioterapia manual e terapias complementares de correção da postura, como reeducação postural (RPG) ou Pilates.
Para ajudar no alívio da Tensão Cervical: medicamentos para a redução dos sintomas (ex. analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares), evitar esforços e realizar pausas no trabalho ao longo do expediente, colocar uma compressa na região do pescoço, fazer massagem, acupuntura e alongar o pescoço.
Aviso: Estas informações foram de caráter apenas educativo. Para esclarecimentos especializados – somente um profissional de saúde habilitado pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos específicos, e/ou prescrever medicamentos.
Precisa de mais informações e esclarecimentos?
Entre em contato com nossos profissionais através dos caminhos abaixo: