Mielopatia cervical

Dr. Rafael Wilson

Dr. Rafael Wilson

Neurocirurgião | CRM 99224
Mielopatia cervical

O que é Mielopatia cervical?

Mielopatia Cervical (ou Mielopatia Espondilótica Cervical) é uma doença degenerativa pela compressão da medula espinhal na altura do pescoço, e que geralmente ocorre após os 50 anos de idade pelo desgaste causado pelo envelhecimento.

Quais as causas da Mielopatia cervical?

Conforme envelhecemos, a coluna sofre algumas alterações degenerativas – que podem levar à diminuição progressiva do diâmetro do canal vertebral (estenose cervical), com compressão e deterioração da medula (mielopatia).

Quais os sintomas da Artrose na Coluna?

O desgaste nas articulações da coluna pode provocar desconforto, dor crônica, rigidez articular, inflamações e deformações, limitando ou impossibilitando alguns movimentos.

Quais são os sintomas da Mielopatia cervical?

Os sintomas incluem: diminuição da força dos membros, problemas de equilíbrio e coordenação motora, dor e rigidez cervical, sensação de formigamento e adormecimento nos braços, e perda dos movimentos finos das mãos.

Como a Mielopatia cervical é diagnosticada?

Inicialmente pela história do paciente e exame físico completo realizado pelo médico, seguido de exame neurofisiológico da medula e raízes nervosas, e exames de imagem para verificar a compressão.

O exame ideal para o diagnóstico da Mielopatia cervical é a ressonância magnética da coluna, que pode identificar a compressão da medula, assim como a tomografia computorizada.

Qual o tratamento para Mielopatia cervical?

Os tratamentos podem incluir o uso de colar cervical de imobilização, fisioterapia, medicamentos (analgésicos, anti-inflamatórios), infiltrações ou cirurgia.

A descompressão cirúrgica da medula pode ser indicada nos casos em que os sintomas estão evoluindo. A cirurgia cervical pode ser realizada pela via anterior ou posterior, dependendo das características da doença, do paciente e da preferência do cirurgião.

No pós-operatório, geralmente recomenda-se fisioterapia algumas semanas após a operação, para recuperação da força e equilíbrio.

Aviso: Estas informações foram de caráter apenas educativo. Para esclarecimentos especializados – somente um profissional de saúde habilitado pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos específicos, e/ou prescrever medicamentos.

Precisa de mais informações e esclarecimentos?

Entre em contato com nossos profissionais através dos caminhos abaixo: