Microdiscectomia da Coluna
Dr. Rafael Wilson
As hérnias de disco são um problema frequente que acometem de 2 a 3% da população, principalmente entre os 40 e 50 anos, sendo a principal causa de cirurgia na coluna de adultos. Aproximadamente 30% dos adultos, com mais de 35 anos de idade, apresentam hérnia de disco na coluna.
Hérnia de disco é o deslocamento de conteúdo para além dos limites do espaço do disco dentro da vértebra da coluna. O fato de existir uma hérnia de disco na coluna não necessariamente significa que seja preciso tratar ou operar. O tratamento cirúrgico é indicado quando as hérnias produzem sintomas, comprimindo nervos ou a medula, e causando um problema neurológico ou uma dor limitante que não responde ao tratamento conservador. Esta dor pode irradiar para coxas, pernas ou pés, provocando (em casos mais graves) fraqueza muscular, anestesia, formigamentos e alterações dos reflexos.
Assim, métodos minimamente invasivos como a Microdiscectomia da Coluna são utilizados para tratar doenças que afetam o disco, e que necessitem da descompressão cirúrgica.
A Microdiscectomia da Coluna é um procedimento cirúrgico tradicional, que tem como objetivo remover a estrutura que está comprimindo o nervo e provocando dor – aliviando a pressão sobre as raízes nervosas ou a medula espinhal.
A Microdiscectomia da Coluna é a melhor técnica realizada em pacientes com hérnia de disco, e existem dois tipos de procedimentos: lombar e cervical. O tipo de hérnia de disco mais comum é o lombar. O procedimento lombar é realizado sob anestesia geral, e necessita em média de apenas um ou dois dias de internação.
A maioria dos pacientes apresenta uma melhora rápida da dor após a Microdiscectomia da Coluna. Converse com seu médico especialista sobre o melhor caminho para tratar sua hérnia de disco.