Lombociatalgia: principais causas e sintomas

Lombociatalgia

Lombociatalgia é uma forte dor no trajeto do nervo ciático, o maior nervo do corpo humano, associada às dores na região lombar.

O nervo ciático se origina de diversas raízes nervosas que saem do final da coluna lombar, passando pela região dos glúteos, parte posterior da coxa, da perna, seguindo até o pé. O ciático é responsável por controlar as articulações do quadril, joelhos e tornozelos, além dos músculos das pernas e dos pés.

Existem algumas causas para a compressão do nervo ciático, que levam à lombociatalgia, tais como: hérnia de disco, estenose do canal vertebral, espondilolistese, trauma na região ou tumores.

Uma característica da lombociatalgia é a irradiação da dor para as nádegas, e da parte posterior da coxa para o pé. Além da dor, também podem estar presentes alguns outros sintomas, como dormência, formigamento, choques, e perda da força na perna ou no pé.

Consulte um médico em caso de dor persistente, que interfira na locomoção ou na qualidade de vida, para uma avaliação geral da sensibilidade, da motricidade (força de diferentes grupos musculares) e dos reflexos tendinosos profundos dos membros superiores e inferiores.

Durante o exame físico, pode ser realizado o teste de Lasègue, sensível para detectar a dor nos casos de compressão do nervo ciático. Com o paciente deitado de costas e pernas esticadas, o profissional eleva a perna, apoiando na região do tornozelo e também acima do joelho – caso o nervo ciático esteja comprimido, o paciente imediatamente sentirá dor na região dos glúteos e na região posterior da coxa. A ressonância magnética é um dos exames indicados para a verificação da presença de hérnia de disco, assim como de outras causas de compressão nervosa.

Tratamento para Lombociatalgia

O tratamento pode ser conservador, incluindo repouso e prescrição de medicamentos (analgésicos e anti-inflamatórios específicos). Adicionalmente, na fisioterapia procura-se controlar a dor, sendo realizadas atividades de fortalecimento, exercícios posturais e alongamentos que podem ajudar a relaxar a região. Em alguns casos, procedimentos como infiltrações podem ser realizados, bem como o tratamento cirúrgico da hérnia de disco.

Aviso: Estas informações foram de caráter meramente educativo. Para esclarecimentos especializados – somente um profissional de saúde habilitado pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos específicos, e/ou prescrever medicamentos.

Precisa de mais informações e esclarecimentos?

Entre em contato com nossos profissionais através dos caminhos abaixo: