Infiltrações para tratamento de dores na coluna

Picture of Dr. Ricardo Dória

Dr. Ricardo Dória

Neurocirurgião | CRM 127532
Infiltrações para tratamento de dores na coluna. (Imagem: Freepik)

Um dos principais motivos de procura ao médico são dor na coluna cervical, chamada cervicalgia, e lombar, com a chamada lombalgia.

Essas são queixas muito frequentes entre os pacientes e uma boa estratégia de tratamento é a realização de infiltrações.

Uma vez diagnosticado o motivo da dor, através de consulta e exames complementares, é possível controlar os sintomas injetando medicamentos por uma agulha nos exatos pontos de origem das dores.

O alvo, normalmente, são as articulações facetárias da coluna vertebral, ou mesmo os orifícios, por onde saem os nervos.

O procedimento pode ser realizado em hospital ou mesmo no consultório. Para identificar o exato ponto anatômico, são utilizados equipamentos, como aparelhos de radioscopia (Raio X), em casos de hospitais, ou um aparelho de ultrassom, no consultório, a fim de fazer a infiltração dos pontos dolorosos com o máximo de segurança e precisão.

As infiltrações, além de terapêuticas para alívio de dor, também trazem informações muito importantes de diagnóstico para o especialista. O alívio imediato de sintomas ao se infiltrar determinados alvos confirma ao especialista a suspeita da causa principal de dor do paciente.

Afinal, podem existir vários motivos para que uma pessoa tenha dor na mesma região (cervical ou lombar), em estruturas do corpo próximas e interligadas, e descobrir qual o principal motivo é fundamental

O procedimento é realizado somente com anestesia local em consultório, ou com anestesia local e sedação em hospital, quando paciente prefere dormir durante o ato. Normalmente se atinge alívio imediato e alta no mesmo dia, sem restrições aos movimentos, podendo retornar no dia seguinte ao trabalho e atividades cotidianas.