Fratura Osteoporótica - tratamento pela Vertebroplastia

Vertebroplastia

Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas. Com o envelhecimento da população, são cada vez mais frequentes os casos de osteoporose. À medida que vai progredindo com o avançar da idade, a doença aumenta o risco de fraturas, como do quadril, costela e colo do fêmur. As lesões mais comuns são as fraturas das vértebras por compressão, que levam a problemas de coluna e à diminuição da estatura. Alguns desencadeadores do problema pode ser carência de cálcio e vitamina D, sedentarismo e predisposição genética. A densitometria óssea é um exame não invasivo interessante no diagnóstico da osteoporose.

As fraturas vertebrais osteoporóticas são um tipo comum de fratura, afetando um número significativo de pessoas com osteoporose. Geralmente, a fratura por osteoporose ocorre devido queda da própria altura, ou traumatismo leve em paciente idoso ou com osteoporose. As fraturas vertebrais de compressão habitualmente ocorrem na região central da coluna, em T11-T12 e L1.

A principal manifestação da osteoporose é a fratura patológica. O colapso vertebral osteoporótico provoca dor localizada na coluna vertebral, associada com instabilidade e/ou cifose, levando à inabilidade para atividades de vida diária e consequente alteração psicossocial. Ou seja, tais fraturas podem levar alguns pacientes à diminuição das atividades físicas, imobilidade, isolamento social e depressão. Caso a dor seja insuportável, não melhore com o tratamento clínico, ou ocorra uma deformidade grave da coluna, o tratamento indicado pode ser o cirúrgico.

O que é vertebroplastia

A vertebroplastia é uma técnica importante que oferece alternativa para o tratamento das fraturas vertebrais. A vertebroplastia é um procedimento cirúrgico para estabilizar as fraturas na coluna vertebral. O cimento ósseo é injetado nos ossos da coluna (vértebras) que estão “rachados ou quebrados”, geralmente por causa da osteoporose. O cimento endurece, estabilizando as fraturas e sustentando sua coluna. Os pacientes podem apresentar significativo alívio da dor após a vertebroplastia. Deste modo, a técnica da vertebroplastia é um real instrumento de tratamento das fraturas por compressão do corpo vertebral.

Aviso: Estas informações foram de caráter meramente educativo. Para esclarecimentos especializados – somente um profissional de saúde habilitado pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos específicos, e/ou prescrever medicamentos.

Precisa de mais informações e esclarecimentos?

Entre em contato com nossos profissionais através dos caminhos abaixo: