Estimulador medular para tratamento da dor crônica

Picture of Dr. Rafael Wilson

Dr. Rafael Wilson

Neurocirurgião | CRM 99224
Estimulador medular

O principal uso do estimulador medular é o tratamento da dor crônica. A estimulação medular é um método que consiste em implantar um eletrodo no canal vertebral da medula espinhal, conectado a um neuro estimulador. O eletrodo transmite uma corrente elétrica, e este sistema promove uma sensação de alívio da dor. Tal efeito ocorre, pois estes estímulos leves sobre a medula interferem na transmissão da dor até o cérebro.

A estimulação medular para o tratamento de dor pode ser indicada nas dores neuropáticas crônicas, na síndrome complexa de dor regional (distrofia simpático-reflexa ou causalgia), na síndrome pós-laminectomia, nas dores associadas a problemas vasculares em membros, angina refratária, dores viscerais, neuropatias dolorosas, entre outras.

Os benefícios buscados pela neuro estimulação medular geralmente são: redução da dor local, melhora na realização de atividades diárias, e possível redução do uso de medicamentos analgésicos.

Tratamento com estimulador medular

O tratamento pode ser desligado ou removido se necessário, pois o paciente recebe um controle remoto, podendo ajustar a intensidade do estímulo de acordo com a sua dor. A neuro estimulação medular pode ser realizada em conjunto com os demais tratamentos disponíveis para dor crônica, tais como: medicamentos, fisioterapia, acupuntura, hidroterapia, dentre outros; dependendo do caso clínico, do tipo e da intensidade de dor e da resposta aos tratamentos realizados.

Importante agendar uma consulta com o médico responsável a fim de definir se o paciente apresenta critérios para o tratamento neurocirúrgico para dor por meio da estimulação medular. Caso seja indicado, paciente e família serão orientados sobre a técnica a ser utilizada para o implante, os resultados esperados e as possibilidades de melhora.

O acompanhamento do paciente será necessário após o implante do estimulador medular, a fim de se obter o melhor aproveitamento do dispositivo. O paciente terá o seu próprio controle remoto para poder aumentar ou reduzir a intensidade dos estímulos de acordo com a intensidade da sua dor em sua rotina diária.

Aviso: Estas informações foram de caráter meramente educativo. Para esclarecimentos especializados – somente um profissional de saúde habilitado pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos específicos, e/ou prescrever medicamentos.

Precisa de mais informações e esclarecimentos?

Entre em contato com nossos profissionais através dos caminhos abaixo: