Como se preparar para uma Cirurgia na Coluna

Picture of Dr. Ricardo Dória

Dr. Ricardo Dória

Neurocirurgião | CRM 127532
Cirurgia na Coluna

Uma conversa franca com seu médico cirurgião, esclarecimentos sobre a doença que será operada, os riscos e benefícios da cirurgia na coluna, bem como as etapas da internação e do tratamento farão com que você se sinta mais confiante para realizar a sua operação. Um dos primeiros passos para uma cirurgia segura e eficaz é a avaliação cuidadosa das condições clínicas do paciente. Para isso, o médico pode solicitar alguns exames pré-operatórios necessários, tais como: exames de sangue, de imagem, cardiológicos, e consulta com médico anestesista, por exemplo.

Importante seguir todas as orientações médicas, para que a cirurgia na coluna e a recuperação pós-operatória sejam adequadas. Organize os pertences necessários em uma única e pequena mala, deixando joias e outros pertences de valor em casa.

Durante a internação, pode ser recomendado a utilização de meias elásticas para prevenção de trombose (coagulação do sangue dentro de veias) nas pernas. Podem ser necessário o uso de órteses (coletes e colares) nos primeiros dias de pós-operatório.

As cirurgias de coluna geralmente são realizadas com anestesia geral. Após a cirurgia, você será levado para uma sala de recuperação, até que tenha condições de ser encaminhado para o quarto.

Recuperação após Cirurgia na Coluna

O período de recuperação geralmente envolve repouso, fisioterapia, reabilitação, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Além disso, será necessário realizar cuidados com a ferida operatória como limpeza com sabonete neutro, evitar exposição excessiva ao sol, contaminações e contato com animais. A alimentação não costuma interferir na recuperação da cirurgia, mas recomendações gerais são interessantes, como evitar excesso de sal, doces e alimentos que possam causar intoxicações (comidas de procedência incerta ou contaminados). Os cuidados variam conforme o local da cirurgia, e deve-se seguir todas as recomendações da equipe médica especializada.

Aviso: Estas informações foram de caráter meramente educativo. Para esclarecimentos especializados – somente um profissional de saúde habilitado pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos específicos, e/ou prescrever medicamentos.

Precisa de mais informações e esclarecimentos?

Entre em contato com nossos profissionais através dos caminhos abaixo: