Cirurgia endoscópica de hernia de disco
Dr. Ricardo Dória
A cirurgia endoscópica da coluna é uma excelente opção para o tratamento de hérnias de disco, que é uma doença extremamente prevalente entre os adultos.
Os principais sintomas da hérnia de disco são as dores que se irradiam da coluna cervical para os braços ou da coluna lombar para as pernas.
Estes são os primeiros sintomas, mas a doença pode progredir e trazer sintomas mais graves como alterações sensitivas, alterações motoras ou mesmo dores neuropáticas crônicas.
Para evitar esta última situação, é muito importante passar por uma avaliação com especialistas, de modo a realizar o tratamento adequado.
Pacientes com sintomas refratários ao tratamento medicamentoso e à fisioterapia ou aqueles que, durante uma avaliação, já apresentam alguma alteração neurológica, de sensibilidade ou força motora, são indicados para cirurgia endoscópica de hérnia de disco.
O tratamento cirúrgico consiste na retirada de fragmentos do disco intervertebral que estão comprimindo algum nervo.
O disco intervertebral na coluna tem a função de separar e manter o espaço ideal entre as vértebras, além de promover absorção de impacto.
Quando este disco está doente, ele perde altura, ou se desloca, provocando uma compressão dos nervos que estão próximos.
A cirurgia endoscópica tem o papel de realizar a descompressão do nervo. Uma das diferenças entre a cirurgia microscópica e a endoscópica é a tecnologia: o procedimento é realizado por vídeo.
Atualmente as imagens são estritamente bem definidas e os instrumentos utilizados são estritamente precisos e delicados promovendo a retirada dos discos comprometidos e uma descompressão segura.
Esta menor abertura faz com que a passagem por orifícios menores através da pele e músculos até a coluna seja mais amena.
Os resultados da cirurgia endoscópica de hérnia de disco são vistos pelos benefícios pós operatórios, como menos dor, melhor reabilitação, retorno mais rápido ao trabalho e às atividades rotineiras.