Artrose na coluna
O que é Artrose na coluna?
A artrose na coluna (ou espondilose) é uma doença degenerativa que afeta as cartilagens, que são os tecidos que protegem as articulações da coluna vertebral. Geralmente, é mais frequente em indivíduos acima dos 50 anos, pois as articulações ficam mais desgastadas ao longo do tempo.
Quais as causas da Artrose na Coluna?
Envelhecimento, sobrepeso, má postura, movimentos repetitivos, enfraquecimento da musculatura de sustentação da coluna, tabagismo, genética, doenças reumatológicas ou traumas físicos.
Quais os sintomas da Artrose na Coluna?
O desgaste nas articulações da coluna pode provocar desconforto, dor crônica, rigidez articular, inflamações e deformações, limitando ou impossibilitando alguns movimentos.
Qual exame para saber se tenho Artrose?
Além do exame físico realizado pelo médico, há exames de laboratório (de sangue e do líquido articular) e de imagem que auxiliam no diagnóstico, como o raio-X e a ressonância magnética.
Porém, achados anormais em um exame de imagem não necessariamente explicam a origem da dor, e devem ser analisados caso a caso pelo profissional de saúde responsável.
Artrose na Coluna tem cura? E quem tem pode fazer caminhada?
Apesar da artrose da coluna não ter cura, os sintomas podem ser amenizados evitando-se carregar pesos, mantendo uma postura adequada no trabalho, e permanecendo em repouso quando for indicado.
MELANIA – Fitness – Free delivery | Spartoo.it steriods for sale naked fitness video vintage videos
É possível caminhar, pois a caminhada é uma atividade de baixo impacto, assim como natação, hidroginástica e ciclismo. Em casos de dores crônicas, praticar caminhadas pode ser efetivo no controle da dor e na redução da limitação física.
Qual o tratamento para Artrose na Coluna?
Há métodos não invasivos para tratamento da artrose na coluna, tais como: fisioterapia, acupuntura, medicamentos (anti-inflamatórios, relaxantes musculares, analgésicos), alongamento, controle do peso, exercícios de fortalecimento muscular, terapias manuais (ex. Osteopatia) e reeducação postural (ex. RPG).
Caso não ocorra melhora, existem métodos menos invasivos (percutâneos) como a injeção local de anestésicos e anti-inflamatórios para alívio da dor, os chamados “bloqueios” anestésicos ou infiltrações com corticóides. Recentemente, o uso de medicações que promovem a regeneração das cartilagens, trazendo melhora significativa dos sintomas.
Em alguns casos, quando há comprometimento neurológico ou quando foram tentados os demais tratamentos sem sucesso – a realização de cirurgia poderia ser indicada para retirar partes afetadas pela artrose.
Aviso: Estas informações foram de caráter apenas educativo. Para esclarecimentos especializados – somente um profissional de saúde habilitado pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos específicos, e/ou prescrever medicamentos.