Acupuntura na Neurologia

Picture of Dr. Rafael Wilson

Dr. Rafael Wilson

Neurocirurgião | CRM 99224
A acupuntura na neurologia tem sido cada vez mais utilizada como um importante tratamento da medicina integrativa ou complementar, tanto em ambientes hospitalares quanto clínicos. A acupuntura apresenta na neurologia alguns benefícios terapêuticos importantes na reabilitação de acidente vascular cerebral (AVC), dor lombar crônica, enxaqueca, cefaleia tensional, entre outras dores crônicas. Além destes problemas, a acupuntura pode também ser utilizada no tratamento de doenças e distúrbios emocionais, tais como ansiedade, estresse ou depressão.

Como funciona a Acupuntura na Neurologia?

A acupuntura é uma das técnicas mais antigas e estudadas da medicina chinesa, um procedimento simples que envolve a inserção de uma agulha fina na pele ou tecidos mais profundos, e em locais específicos (acupontos) espalhados pelo corpo. Este agulhamento não causa dor, e pode ser manipulado manualmente, eletricamente ou por calor.

Tradicionalmente, acredita-se que a acupuntura restaure o fluxo normal de energia (qi) no corpo através dos meridianos. Na era moderna, a acupuntura demonstrou ter múltiplos efeitos no sistema nervoso central e periférico. A liberação de opióides endógenos, serotonina e norepinefrina poderia ter efeitos sobre nociceptores, citocinas inflamatórias e outros mecanismos fisiológicos, que alterariam a percepção da dor. A acupuntura, sem dúvida, tem efeitos fisiológicos na dor.

Quais são os tipos de Acupuntura na Neurologia?

Alguns acupunturistas na neurologia utilizam outros métodos de acupuntura de “microssistema”, como acupuntura auricular, além da acupuntura corporal. Os acupunturistas médicos geralmente têm estilos de treinamento e prática diferentes dos acupunturistas que não são médicos, e são mais propensos a aplicarem uma variedade de técnicas de acupuntura neuroanatômica para a dor – como estimulação elétrica nervosa percutânea ou estimulação intramuscular.

Quais são os benefícios da Acupuntura na Neurologia?

A acupuntura é bem tolerada pelos pacientes neurológicos, com pouco risco de efeitos adversos graves. A acupuntura tradicional e outras técnicas mais recentes, como eletroacupuntura e agulhamento seco, geralmente resultam em melhora da dor relatada.

A acupuntura pode fornecer benefícios no tratamento da dor lombar crônica, cefaléia tensional e crônica, prevenção da enxaqueca e dor miofascial. Para alguns pacientes neurológicos, especialmente aqueles que não respondem ou são intolerantes às terapias padrão, a acupuntura é uma opção de tratamento interessante.

A acupuntura, modalidade chave da terapia da Medicina Tradicional Chinesa, é inclusive recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma estratégia alternativa e complementar para o tratamento do AVC, e para melhorar os cuidados com sequelas após o AVC. Os resultados de estudos científicos demonstraram a eficácia da acupuntura na melhora do equilíbrio, redução da espasticidade, aumento da força muscular e do bem-estar geral após o AVC. A acupuntura tem sido amplamente utilizada para aliviar a dor e melhorar a função motora ou neurológica destes pacientes, sendo benéfica para a reabilitação do AVC, por induzir a neuroplasticidade e exercer efeitos terapêuticos importantes.

Insônia, paralisia facial e de Bell, espasmo facial e distúrbios nervosos periféricos também são tratados com sucesso pela acupuntura, além das patologias: neuralgia do trigêmio, atrofia óptica, cefaleias, epilepsia, alzheimer e esclerose múltipla.